Etiquetas de desempenho de pneus. Saiba o que é isso!
Você deve se lembrar dessas etiquetas coladas em eletrodomésticos, ar condicionados e até mesmo em carros. Mas, as etiquetas de desempenho também estão presentes em alguns modelos de pneus, como:
Pneus da linha passeio = são aqueles de construção radial que equipam a maioria dos veículos, exceto carros mais antigos como Fusca ou Brasília, que ainda mantém os pneus originais.
Pneus da linha pesada = aqueles que são utilizados em caminhões e ônibus que fazem serviços regionais, rodoviários, urbanos e mistos.
Mas, antes de conferirmos quais são as informações presentes nas etiquetas, você se lembra daquelas que estão diretamente na borracha do pneu?
Na lateral dele, há uma informação com vários números e letras. Vamos exemplificar… Temos um pneu com 185/70R14 88H. O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu.
Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial. Depois vem o número 14, que indica o aro ou a roda em polegadas.
O 88 é o índice de carga que o pneu suporta. O H indica a velocidade máxima.
No mercado você pode encontrar pneus com a mesma medida, mas com índice de carga e velocidade inferior. Nesse caso, não aplique em seu veículo já que pode ocasionar perda significativa de desempenho, desgaste prematura e formação de bolhas.
Agora que você já conhece todas as informações presentes nos pneus, se atente aquelas presentes nas etiquetas. Elas contemplam basicamente três informações que são: resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído.