Mecânico saiba como identificar peças automotivas falsas!
De acordo com a ABCF (Associação Brasileira de Combate a Falsificação) o ramo automobilístico é um do setores mais visados, ficando entre as primeiras posições no ranking de falsificações, portanto todo cuidado é pouco.
Uma peça automotiva pirateada, além de prejudicar o desempenho automotivo, podendo trazer complicações que irão demandar um alto custo, também colocam em risco a vida, tendo em vistas que produtos falsificados não atendem as normas técnicas de segurança.
Certificação
Apenas peças automotivas originais apresentam este selo, que deve estar estampado na embalagem. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) são algumas dessas entidades.
Verifique o número de série
As peças originais apresentam um número único e específico de série em sua superfície, impresso durante a sua produção. O ideal é conferir se esse código é exclusivo. Para isso, faça uma comparação com outras peças do mesmo fornecedor ou procure na Internet o número de série do item.
Aparência
Procure imperfeições no acabamento, marcas de adulteração e falhas de impressão. Além disso, veja se a embalagem apresenta algum tipo de violação.
Nota fiscal
O documento, que é uma das principais garantias de originalidade do item, deve abordar informações como data e local de compra, tipo de produto, modelo, marca e série.
Acabamento
Qualquer erro no acabamento da peça, rebarbas ou imperfeições, por menor que seja, impede sua aprovação pelo padrão de qualidade dos fabricantes.
Peso
Atente-se ao peso do produto. Normalmente peças falsificadas são mais leves.
Embalagem
As embalagens de peças originais devem ter uma impressão perfeita, com selos, código de barras e lote original.
Preço
Desconfie de preços abaixo do mercado. Como os revendedores adquirem as peças de fabricantes por um preço tabelado, dificilmente que o preço seja reduzido tão abaixo da média.
Denuncie a falsificação
Para acabar com esse mercado, a ABCF Denúncia tem um portal em que você pode relatar alguma fraude ou falsificação em qualquer estabelecimento comercial ou pela internet.